Rixa entre cães acaba em morte

Um cão de raça pitbull atacou mortalmente um cão de água, em Baguim do Monte, Gondomar.
A Junta de Freguesia insiste na necessidade de legalizar os animais e efectuar o seguro de responsabilidade civil. Segundo o presidente Nuno Coelho, este é o segundo caso em menos de 15 dias e já foi comunicado à Câmara de Gondomar. 
Ao que tudo indica, o animal terá escapado da sua residência e atacado o cão de Hermínia Gomes, pela segunda vez , que infelizmente não resistiu aos ferimentos.
Abel Teixeira, que não se apercebeu do ataque provocado pelo seu pitbull, garante que este é inofensivo e que está legal, devidamente "registado e vacinado". "Não ataca ninguém, só não gostava daquele cão".
Os dois pitbull que há um ano atacaram um casal na Praceta de Paço dos Moinhos "voltaram a sair de onde estavam e mataram um cão". O dono, residente em Gaia, foi notificado. A Junta de Santa Marinha  averigua se há registo dos animais.
Casos de ataques de cães considerados perigosos não são de agora.
Há muito que se fala na necessidade de legalizar estes animais e efectuar o seguro de responsabilidade civil. Mas o problema não é só destas raças: qualquer cão pode ter um comportamento agressivo, desde que, criadas as condições ambientais, culturais ou até físicas e comportamentais. Também não é suficiente vir apontar o dedo aos donos destes animais sempre que uma desgraça acontece, e não se tomarem as devidas medidas e respectivas responsabilizações.
Por isso, o Jornal Pegadas deixa aqui um apelo:
É urgente o registo obrigatório de todos os animais. Tal como as pessoas, os animais devem ter um BI apropriado com todas as suas informações e dos seus respectivos adoptantes. Cães considerados “perigosos” devem possuir obrigatoriamente um certificado de uma Escola de Treino Canino.

Fonte: Jornal de Notícias http://jn.sapo.pt/

Category: 0 comentários

0 comentários:

Enviar um comentário